22 de março de 2019

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Dia Mundial da Água - Por que existe?

Fonte: Universia Brasil
Que a água é um dos bens naturais mais importantes e fundamentais para a vida, nós sabemos. Mas você sabia que ela tem um dia só para si e que ele é celebrado no mundo todo? Nós contamos mais, confira:
POR QUE ESSA DATA?
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e foi criado em 21 de fevereiro de 1993 pela Organização das Nações Unidas. A ideia era destacar a importância desse recurso e conscientizar sobre a necessidade de se cuidar dele. As nações foram convidadas a promover festas e ações sobre o tema e, a cada ano, uma agência diferente da ONU produz um kit de orientação à imprensa mundial para que a data seja divulgada.
O dia também é conhecido como DMA e todos os anos conta com um tema diferente para chamar a atenção. Questões como “água e cultura”, “mulheres e água” e “água para o século XXI” já foram debatidas. Em Portugal, existe ainda o Dia Nacional da água, comemorado sempre no dia 1º de outubro.

Em nossa escola, hoje, também comemoramos o Dia Mundial da Água. Alunos dos 7º anos, com reforço dos alunos do 8º 1, Ana Cláudia e Emanuel André, sob a coordenação das Professoras Regeane Aline e Débora (Ciências) e Maria Helena Alvarenga (Português), apresentaram trabalhos e alguns números artísticos com o tema água.
Iniciamos o evento com a exibição do Hino Nacional brasileiro. Em seguida, aconteceram as apresentações.
Os alunos apresentaram uma História em Quadrinhos sobre o Ciclo da Água, em forma de mural; leram o poema “Lira Itabirana”, do poeta mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade; o Histórico da empresa Vale e a relação dela com a tragédia da cidade de Brumadinho; um texto informativo e de conscientização da água, com a Declaração Universal dos Direitos da Água.
Houve também a exibição de uma maquete sobre a tragédia em Brumadinho, uma demonstração do processo de filtração da água em filtros de garrafa pet e o jornal mural com tema água.
Para encerrar, as alunas do 7º ano apresentaram, em forma de dança, a música “Terra”, da Banda Ao Cubo.      https://www.youtube.com/watch?v=LAwqEuyjBWw

“Lira Itabirana”
 Carlos Drummond de Andrade

I
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.

II
Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

III
A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

IV
Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-universal-dos-direitos-da-agua.html




























Nenhum comentário:

Postar um comentário