Esta semana, a professora de
Matemática dos 6ºs anos , Nayara Santos, realizou um bingo matemático com os alunos.
Os alunos ficaram muito empolgados.”
Nem vi a aula passar”, comentou o aluno Diego.
Os jogos
representam um importante instrumento para o ensino da matemática, são
elementos valiosos no processo de apropriação do conhecimento, pois permitem
competências no âmbito da comunicação, das relações
interpessoais, do trabalho em equipe e na assimilação de conceitos matemáticos.
O uso dos jogos é incentivado pelos Parâmetros Curriculares.
O jogo oferece o
estímulo e o ambiente propícios.
Como se sabe, o bingo tradicional tem
sua origem atrelada aos jogos de azar. Ganhar ou perder depende essencialmente do
fator sorte, aliado apenas à concentração, para não esquecer de marcar um número chamado.
No âmbito educacional, adaptações
desse jogo têm sido usadas como recurso didático com diferentes finalidades, como por
exemplo, para reforçar a operação de divisão.
“A sorte não é suficiente para ter sucesso,
pois a marcação na cartela exige que os alunos façam associações que dependem
de conhecimentos adquiridos”, disse a professora Nayara Santos.
Os alunos ganhadores foram premiados
com Kits escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário