19 de março de 2019

Lançamento do Projeto de Leitura: A leitura faz a diferença

Na última sexta-feira (15/03), aconteceu, no auditório de nossa escola, a abertura do Projeto de Leitura "A leitura faz a diferença", sob a coordenação da Professora de Língua Portuguesa Janglisan. 
O evento iniciou-se com a exibição do hino nacional brasileiro. Em seguida, alunos dos 8º e 9º anos, professores e funcionários do turno matutino apreciaram a apresentação realizada por meio de intervenções artísticas, com muita poesia, música e arte.  
A professora Janglisan, de forma artística e bem didática, conduziu as apresentações dos alunos e contou com a a participação de seu ex-aluno Marcos (campeão de leitura na Escola Municipal Novo Tempo, quando era aluno da professora). Em depoimento para a plateia, Marcos relatou o seu fascínio pela leitura, após os projetos de leitura da professora Janglisan, na antiga escola. 
Os protagonistas da cerimônia de abertura foram os alunos dos 9° anos, que declamaram poemas de diversos poetas, com temas variados: o amor; a leitura e denúncia social.   Alguns alunos declamaram poemas e textos produzidos por eles mesmos. Gabriel Damasceno Vidal (9º3) fez o poema "Ler é prazer"; Ana Flávia Gomes Verteiro (9º3) fez o reconto da fábula "A raposa e o corvo", intitulado "A raposa" e a aluna Thamiris Alves Santos Cunha (9º1) produziu um belíssimo poema com uma temática político-social "S.O.S brasileiro".
Tivemos também a participação da acompanhante de aluno especial, Maria Alice Flores de Lima Souza, estudante de Engenharia Metalúrgica do Cefet-Timóteo, que falou sobre a sua experiência de leitura com a obra A mala de Hana, da autora Karen Levine. O livro conta a história de Hana, uma menina judia que viu sua vida ser drasticamente modificada pela guerra (2ª Guerra Mundial). Uma história emocionante, que conta a história do holocausto através da perspectiva das crianças.  
O projeto tem como objetivo estimular a prática de leitura. “É lendo que conhecemos e construímos histórias, inclusive, a nossa própria!”, afirma a coordenadora do projeto. A ação visa dar acesso à leitura no ambiente escolar e contribuir para a construção e transformação de histórias.
 O evento contou com a presença de Frida Alexandra das Candeias Pereira e de Jane Sérgio Madeira, representantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário