4 de setembro de 2014

AULA DE ARTE NA GALERIA HIDEO KOBAYASHI- CENTRO CULTURAL USIMINAS

Os alunos da Escola Municipal de Timóteo tiveram uma aula de arte muito interessante organizada pela professora, de Arte,  Miriam Scorfied .

Eles visitaram a exposição da  estilista e artista plástica Vanuza Bárbara:  “As Melindrosas” e observaram a  arte, trabalhada em forma de roupas leves e soltas.
O  trabalho foi inspirado na obra do chargista e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha (Rio de Janeiro, 1884/1950). E foi neste período que o cartunista J. Carlos criou As melindrosas. Símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir frescor e beleza, e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual.






O projeto As Melindrosas foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e patrocínio da Provest Uniformes e Help Car Plataformas, e conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart e Instituto Cultural Usiminas.
As peças são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial, trabalhando a sustentabilidade, marca presente no trabalho da artista. Para dar vida ao projeto Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte, do Bairro Bom Jardim, formado por cerca de 30 mulheres que transformam o bordado em uma nova fonte de renda.
Nossos alunos, após a visitação, tiveram a oportunidade de confeccionar roupas e de se sentirem verdadeiros “estilistas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário