1 de julho de 2013

Projeto Chuá

Na semana de 24 a 28 de junho, os alunos dos 6ºs Anos receberam um representante da Copasa para uma palestra, a respeito do processo de tratamento de água e esgoto, realizado em nossa região.


Logo depois, os educandos seguiram de ônibus até a Estação de Tratamento de Água da Copasa, situada no bairro Amaro Lanari, para observar in loco tudo o que aprenderam durante as aulas de Ciências e na palestra. 


Essa programação faz parte do Programa Chuá – Educação Sanitária e Ambiental da Copasa – em parceria com as escolas, que há anos instrui crianças e adolescentes sobre a importância da preservação desse recurso natural tão importante que é a água.





Pela própria natureza da sua atividade - o saneamento - a Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. O estudo da água, do processo de tratamento, das noções básicas de higiene e limpeza, e das doenças de veiculação hídrica são assuntos ligados direta ou indiretamente ao saneamento e fazem parte do currículo escolar de todas as instituições de Ensino Fundamental. Atender as solicitações de visitas às instalações da Copasa  e palestras sempre foram rotina na empresa que desenvolveu um Programa especialmente para prover essa aproximação.
Em 1986, o Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água foi o passo inicial. O programa foi estruturado com o apoio das superintendências Regionais de Ensino, órgãos oficiais da educação em cada cidade, buscando atender ao seu compromisso educacional. 

 Um Programa mais abrangente para atender novos desafios
O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, inicialmente denominado Projeto Chuá, completou em 2008 16 anos de existência e a incrível marca de mais de 1 milhão de alunos, só da 5ª série do Ensino Fundamental, que visitaram as Estações de Tratamento de Água da Copasa.  Buscando aprimorar a qualidade do apoio à educação que a Empresa prestou durante esses 16 anos, o Programa Chuá  passou por uma grande reestruturação, tanto de seus processos internos quanto de seu material didático que passa a abranger, além das questões sobre a água no planeta, saneamento básico e doenças de veiculação hídricas, importantes informações sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade. Todo o material para pesquisa escolar encontra-se disponível na página da Copasa na internet, garantindo livre acesso às informações que podem ser impressas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário